E AÍ, FRUTA ENGORDA OU NÃO ENGORDA?
- Admin
- 6 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

Quando começamos uma dieta , a primeira coisa que fazemos é encher o nosso carrinho de compras com frutas, legumes e verduras. Mas será mesmo que esses alimentos realmente ajudam a emagrecer?
As frutas são escolhidas muitas vezes para nos auxiliar nas dietas, mas apesar de terem muitas vitaminas e nutrientes que precisamos elas contém também em suas composições químicas a frutose e carboidratos. É importante escolhermos bem as frutas que vamos comer, porque muias delas tem o índice glicêmico alto, isto é, alta quantidade de açúcar.
Quando comemos alimentos que tem um concentração de glicose, elas vão para a corrente sanguínea , o pâncreas libera alta quantidade de insulina para baixar esse açúcar. A insulina é o hormônio que carrega a glicose para os tecidos, cérebro, músculos, fígado, rim, etc... Quando há açúcar em excesso, depois da insulina ter carregado a glicose por todo organismo e o açúcar não pode ficar no sangue, ela deposita nos tecidos adiposos como forma de armazenamento de energia para que seja usado mais tarde. Essa energia é depositada em forma de gordura.
Temos o hábito por exemplo de comer melancia porque é diurética, às vezes a pessoa come uma melancia inteira e não sabe que ela está comendo uma fruta que tem alto índice glicêmico e assim acaba engordando. O suco de laranja natural que é feito muitas vezes por 4 laranjas também engorda , por injerir alta quantidade de açúcar em forma de frutose.
São detalhes que podem comprometer a dieta, principalmente àqueles que fazem a dieta lowcarb, por ser uma dieta com baixa quantidade de carboidratos.
Frutas de alto índice glicêmico
Entre as frutas com alto índice glicêmico encontramos:
Banana: A banana é a fruta com maior índice glicêmico de todas. Claro que essa quantidade varia de acordo com o tipo. O ideal é consumi-la com alguma fibra, como indicado acima, ou usá-la como um alimento pré-treino.
Manga, mamão, caqui e ameixa preta: Essas frutas têm índice glicêmico alto, no entanto sua carga glicêmica é moderada. Ou seja, uma porção de qualquer uma dessas frutas (o que equivale a uma unidade média ou uma xícara de chá picada) pode ser consumida, desde que acompanhada de alguma fibra.
Melancia: A melancia, apesar de ter um índice glicêmico alto devido a sua alta quantidade de água, tem uma carga glicêmica baixinha, já que a quantidade de carboidrato em uma fatia é pequena. Porém consuma uma fatia somente.
Melão: O melão, devido a sua grande quantidade de água, também tem um índice glicêmico alto. Mas, como a melancia, sua quantidade de glicose por porção é baixinha, e pode ser consumido, desde que apenas uma fatia por refeição.
Frutas secas: As frutas secas, por serem desidratadas, acabam concentrando ainda mais seus nutrientes.
Frutas com baixo e médio índice glicêmico
Coco e o abacate: que o são por serem ricos em gorduras de boa qualidade.
Frutas com casca: como maçã, pera e morango.
A laranja e a mexerica: têm índice glicêmico médio, mas se tornam perigosas quando consumidas em suco, porque as fibras diminuem a absorção dos carboidratos e assim diminuir o pico glicêmico são descartadas.
Outras frutas com índice glicêmico moderado são o pêssego, uva, damasco, goiaba e abacaxi. No entanto, é preciso tomar cuidado com a goiaba, já que sua carga glicêmica é alta. Ou seja, ela é capaz de elevar bastante os níveis de glicose e insulina.
Comments