top of page

COMO VENCER O VÍCIO EM AÇÚCAR?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 28 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Quando ingerimos carboidratos (doces, massas, pães, etc...), o açúcar entra em nossa corrente sanguínea, aumentando os níveis de glicose e estimulando o pâncreas a produzir e liberar um hormônio chamado insulina, que converte a glicose em energia e depois é depositada nos tecidos adiposos em forma de gordura. Por isso comer carboidratos em excesso engorda. Perder o controle da quantidade ingerida ou ficar mal-humorado quando não se consome o açúcar, são sintomas do excesso ou falta de açúcar.


Todos nós experimentamos alguma vez na vida uma vontade enlouquecedora de comer doces. Afinal, eles têm a capacidade de nos fazer sentir mais felizes, pois libera a serotonina, que é um neurotransmissor que é responsável pela sensação de bem-estar, mesmo que seja momentâneamente. Isso acontece quando o nosso cérebro percebe o déficit de serotononia, então vai buscar repor esste défict através da alimentação.


A serotonina é um hormônio neurotransmissor. Os neurotransmissores são substâncias que ficam entre os neurônios, responsáveis por levar as informações de um pra outro. A base formadora desses neurotransmissores(serotonina) são os aminoácidos chamados triptofanos, que precisam da glicose para que esses neurotransmissores levem a informação aos neurônios, que é a sensação de felicidade e satisfação. Daí se explica a vontade de comer doces, principalmente quando se está sob algum tipo de stress, ansiedade, frustração. O chocolate é o primeiro na lista de guloseimas, pois é rico em triptofano e açúcar. Esses sentimentos liberam o cortizol, que causam o desequilíbrio desses neurotransmissores( serotonina, dopamina, noradrelanina e endorfina) causando insônia, irritabilidades, depressão. Ao reconhecer essa sensação de conforto, o cérebro começa a pedir mais e mais. Por isso , quanto mais comemos doces , mais vontade temos de comer. É um ciclo vicioso, o seu corpo pede cada vez mais e acaba gerando a famosa compulsão por doces. Quanto mais esse ciclo se repete mais ele se fortalece.


O corpo acaba se viciando em carboidratos, pois o açúcar está presente em diversos alimentos do nosso dia-a-dia, como katchup, sucos, refrigerantes, pães ,cereais, batata, mandioca, leite, frutas( de alto índice glicêmico).


Como combater a vontade de comer doces?


O melhor jeito de combater a vontade de comer doces é colocar proteínas no lugar dos carboidatos. O corpo que é viciado em carboidratos é viciado em açúcar.


Procure injerir alimentos que contenham vitamina B, principalmente a B6 e magnésio, que são a base da formação da serotonina.


Alimentos que ajudam a inibir a vontade de comer doce são:

- Abacate, batata doce, banana, pêra, figo, quiabo, alcachofra, quinoa, côco, nabo , morango.


Comer alimentos ricos em fibras solúveis e gorduras(como o torresminho, azeite, bacon). Assim seu intestino vai funcionar de forma correta. Comer alimentos que fazem bem ao intestino fortalecem a produção de serotonina. Como consequência disso você terá uma sensação de satisfação e saciedade. Ao comermos muitos carboidratos, influenciará diretamente na produção de bactérias nocivas ao nosso intestino, causando irritabilidade.


Fatores emocionais são gatilhos para fazer com que a pessoa tenha vontade de comer doces, porque altera a produção de cortizol, que altera a insulina no organismo, daí a vontade de comer doces. Então a pessoa come procurando um alívio emocional. Não fuja de suas emoções negativas comendo descontroladamente, porque aí sim voc~e terá problemas ainda maiores. Pense de onde estão vindo e tente resolvê-las. Encare suas dificuldades, busque ajuda para mudar o cenário de sua vida!


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2016 Meu Mundo Perfect Love. Orgulhosamente criado com Wix.com

Apoio:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page