top of page

O QUE É A CETOSE? COMO QUEIMAR MAIS GORDURAS?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 27 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura

Como emagrecer mais, queimando gorduras o tempo todo sem gastar muita energia fazendo exercícios?

A dieta cetogênica tem esse poder de promover uma queima maior de gorduras. Através da cetose, o nosso organismo promove a quebra de gorduras corporais. Podemos conseguir entrar em estado de cetose através de duas formas: Do jejum intermitente, que após 16 horas sem se alimentar o nosso corpo começa a produzir corpos cetônicos na circulação sanguínea e através de baixa injestão de carboidratos.

Os protocolos mais comuns de jejum intermitente são compostos por jejuns diários de 16 horas, ou jejuns de 24 horas duas vezes por semana. A prática do jejum é algo comum na história dos seres humanos. Além de o jejum fazer parte das principais religiões, (incluindo o cristianismo, islamismo e o budismo), nossos ancestrais não tinham comida disponível o ano todo em supermercados e geladeiras para fazer 3 ou 4 refeições por dia. Até o por isso o JI é uma prática comum entre os adeptos da dieta paleo.

Era comum passar por períodos de pouca ou nenhuma comida e nossos corpos evoluíram para ser capazes de funcionar sem alimentos por longos períodos de tempo.

Ao jejuar, várias coisas ocorrem dentro das células de seu corpo. Por exemplo, seu corpo altera os níveis hormonais para tornar a gordura armazenada disponível para as células.

Há mudanças na função dos genes ligados à longevidade e proteção contra doenças.

Estas mudanças nos níveis hormonais, função celular e expressão genética são responsáveis pelos benefícios do jejum intermite.

O processo chamado de cetogênese acontece quando o estoque de glicose no seu organismo acaba, tanto a glicose proveniente da alimentação, quanto o glicogênio( que é uma forma do organizmo tem de armazenar glicose). Isso acontece quando o organismo deixa de receber o alimento mais de 16 horas e quando há uma baixa ou nenhuma ingestão de carboidratos, moderada ingestão de proteína e alta ingestão de gorduras. Como a maioria das pessoas tem uma alimentação a base de nível alto de carboidratos, moderado de proteína e baixo de gordura, elas acabam engordando.

Quando você diminui gradualmente a ingestão de carboidratos ( dieta Low Carb) ou elimina a ingestão de carboidratos processados (dieta paleolítica) os seus níveis de açúcar no sangue(glicose) e os níveis de insulina vão cair e com isso o seu organismo vai começar a utilizar tanto a gordura que você ingere , quanto a gordura que está estocada em seu corpo para obter energia. Com isso, é revertido o processo de armazenamento de gordura que se dá com o alto nível de consumo do carboidrato.

Quando uma alta quantidade de carboidratos é lançado no organismo, o pâncreas libera uma carga alta de insulina, que é o hormônio responável de carregar o açúcar do sangue e depositar nos tecidos, cérebro, rins, fígado, músculos etc...

Quando a quantidade necessária de glicose já preencheu a necessidade de cada órgão de obter energia para seu funcionamento e há ainda um excesso de glicose no organismo que fica na corrente sanguínea, a insulina vai lá e carrega essa glicose, que é depositada nos tecidos adiposos em forma de gordura. Esse é o motivo porque engordamos. Por ser a insulina um hormõnio anabólico, ele vai armazenar esse açùcar em forma de gordura.

Devemos evitar os alimentos de alto índice glicêmico ( como arroz branco, pão, macarrão, biscoitos, batata, mandioca, frutas), por alimentos de baixo índice glicêmico.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2016 Meu Mundo Perfect Love. Orgulhosamente criado com Wix.com

Apoio:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page