Seja uma mulher inesquecível!
- Admin
- 29 de nov. de 2016
- 7 min de leitura

"O rei gostou mais de Ester do que qualquer outra mulher, ela foi favorecida por ele e ganhou sua aprovação mais do qualquer das outras virgens. Então ele lhe colocou uma coroa real e a tornou rainha no lugar de Vasti." (Ester 2:15 a 17).
Deus em sua infinita sabedoria tem as suas formas de agir na nossa vida que nem sempre compreendemos. Desde que nascemos Ele tem o nosso destino selado para o cumprimento de Seus propósitos. Deus tem um chamado para nós e seja o que for que Ele tenha preparado, Ele mesmo criará todas as oportunidades para que se cumpra o seu plano. Tudo no devido tempo, pois a porta que o Senhor abre ninguém pode fechar e a porta que Ele fecha ninguém pode abrir. Nada pode impedir o Seu agir. O nosso posicionamento diante Dele é que vai fazer toda a diferença. A história de Ester é um exemplo real de que Deus pode usar o recurso mais improvável para estabelecer a sua vontade. Deus chamou e escolheu Ester, sem nenhuma condição favorável a ela, para levar livramento ao povo de Israel. Deus a colocou em um lugar estratégico, como Rainha da Pérsia, para frustrar o plano de destruição arquitetado pelo inimigo contra o Seu povo.
Para o cumprimento do propósito, foi preciso que Ester se submetesse ao tratamento imposto a ela. Foi preciso uma preparação completa (corpo, alma e Espírito), para que ela pudesse atrair o favor do rei. Este tipo de preparação foi necessária e no caso de Ester, foram doze meses de tratamento de beleza e de instruções de Hegai, o assistente do rei, para garantir que o rei agisse favoravelmente a ela. O que havia em sua conduta que fez toda a diferença? O que será que ela tinha de diferente? Era só a beleza exterior? Qual o segredo de Ester?
SUBMISSÃO
Se sujeitar aos preceitos de Deus é essencial para uma vida plena. "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a Seu tempo vos exalte." (1 Pedro 5:6). Obediência é a chave da vitória! Ester obedeceu sem questionar Mordecai, depois a Hegai e pela sua postura foi favorecida pelo rei e conseguiu completar a sua missão que era livrar seu povo do extermínio. A obediência não pode ser parcial, ela tem que ser total. A obediência produz a benção de Deus, é um princípio multiplicador. Benção significa que estamos liberados para prosperar. É o poder espiritual que Deus concede a alguém para alcançar êxito, sucesso, multiplicação e prosperidade. Ser submisso a Deus é um princípio estabelecido desde o jardim do Éden, de que a obediência a Ele seria a credencial para que Adão e Eva permanecerem ali. Não foi bem o que aconteceu, eles desobedeceram e foram expulsos da presença de Deus e do paraíso. A desobediência atrai a maldição. Significa prender por encantamento uma pessoa e a cercar com obstáculos, deixá-la sem força para resistir aos dardos inflamados do maligno. Ela empobrece, amarra e prende a pessoa de todos os lados.( DT 28:15). A obediência de Ester a levou a um lugar de honra, foi coroada como rainha. Enquanto a orgulhosa Vasti foi deposta por desobedecer e desrespeitar o seu marido diante de todo o reino. Portanto é necessário obedecermos àqueles que estão em um lugar de autoridade em nossas vidas para aprendermos a ser submissos a Deus. O orgulho e a rebelião são próprios do homem caído. Há uma ordem a ser seguida e deve ser respeitada se quisermos viver bem.
HUMILDADE
Ela foi humilde e ensinável. Precisamos aprender a ser submissos e ensináveis, deixar o Espírito Santo nos conduzir e estarmos dispostos a obedecer ao Senhor. O próprio Jesus disse: - "Aprendei de mim, que Sou manso e humilde de coração”. Ela era mansa e humilde aceitando o tratamento proposto a ela. Nós temos que ser humildes e mansos, entender que existem pessoas que podem nos ajudar e nos ensinar a chegar ao nosso propósito, ninguém chega a lugar nenhum sozinho.
GRACIOSIDADE
O que é ser graciosa? É ser agradável, simpática, educada, atenciosa, discreta. Ter um comportamento que agrada a Deus, o nosso temperamento também deve ser submetido a Deus. A mulher tem que exalar feminilidade, doçura e amor. Precisamos produzir os frutos do Espírito e exalar o bom perfume de Cristo. A beleza exterior não faz uma mulher ser graciosa, e sim a beleza que vem da alma, foi isso que fez a diferença em Ester. Ela era graciosa! Por onde ela passou, as portas foram abertas porque viram graça nela e por isso foi dado lhe dado tratamento especial e foi colocada no melhor lugar. O favor de Deus estava sobre ela, durante todo o processo .
CONFIANÇA EM DEUS "Espera no Senhor , confia Nele e o mais Ele fará" (Salmos 37:5). Quando nos entregamos por completo nas mãos do Senhor, Ele cuidará de todas as áreas de nossa vida. Desde o princípio do mundo, Deus criou todas as coisas e só depois criou o homem, isso porque era desejo Dele que não faltasse nada para a sua sobrevivência. Jesus mesmo disse que aquele que bater a porta iria se abrir e que se pedíssemos nos seria dado. Deus é suficiente para nós, nos conhece como ninguém, sabe do que necessitamos e, sobretudo isso sabe para que fossem destinados. Ele mesmo nos chamou desde o ventre da nossa mãe, com um propósito e uma missão. Basta só nos colocarmos como disponíveis para Ele. Precisamos confiar Nele, Ele pode fazer o que não podemos fazer. Nós somos limitados e Ele não, por isso obedecer aos comandos do Senhor nos levará a conquistar o impossível como Ester conquistou. Ela se entregou nas mãos do Senhor e permitiu que Ele fizesse de sua vida um testemunho de honra, exaltação e livramento, por gerações. Até onde estamos dispostos a ir para mudar a situação em que estamos vivendo? A lutar pelo nosso casamento, pela nossa família, pelo nosso chamado? Ester não entregou os pontos diante das dificuldades e do perigo que ela corria ao se achegar até o rei sem ser chamada a sua presença, para interceder em favor do seu povo. Ela disse: -Se perecer, pereci! A confiança em Deus produz a coragem e determinação necessárias para ir até o fim no propósito. Até nos dias de hoje se festeja a festa do livramento do povo de Deus que chamada de Purim. Que tremendo! Precisamos confiar no Senhor que nos dará o livramento na hora certa e a forca que estava preparada para nós, será com ela que o inimigo perecerá diante de nós!
PREPARAÇÃO E INSTRUÇÃO
Ester precisava de uma preparação para cumprir seu propósito. Deus precisava tirar de Ester a mentalidade de plebeia e forjar nela uma mentalidade de rainha. Ela era uma menina órfã, que vinha de um povo cativo primeiro pela Babilônia e depois pela Pérsia. Foi criada por um primo, Mordecai. Assim como Ester, fomos chamados para uma missão, precisamos passar por este tempo de preparação e tratamento. Situações de conflito e experiências ruins podem ser usadas por Deus para moldar nosso caráter. Foram seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos. A mirra é cicatrizante, Ele cura feridas. O Senhor que curar as nossas emoções. Os traumas, medos, feridas, dores, rejeições e perdas nos paralisam e nos impedem de prosseguir. Limitam a nossa mente, por isso é preciso ser curados e restaurados. Tudo isso deforma nossa personalidade e passamos a produzir as obras da carne. Pessoas feridas ferem outras pessoas. Quando deixamos Deus nos preparar e nos tratar, Ele cura as nossas feridas. Jesus levou sobre Si, as nossas dores, se identificou conosco porque também foi rejeitado, humilhado e envergonhado. Precisamos depositar nas mãos do Senhor todo nosso interior, deixar Ele preencher todo o vazio do nosso coração. O perfume significa ser perfumado com o perfume de Cristo, ele tira todo cheiro ruim do nosso interior. Começamos então a produzir os frutos do Espírito, começamos a colher frutos saudáveis para podermos produzir a essência do Senhor, o bom perfume de Cristo. Jesus nos purifica de todo pecado, Ele levou sobre si todos os nossos pecados e transgressões. Ser instruído pela sua palavra é necessário para termos nossa mentalidade transformada e renovada. Deixar o Espírito Santo nos revelar toda a verdade sobre nós e a verdade sobre quem podemos nos tornar em Cristo.
INTERCESSORA
Ester se colocou como intercessora do seu povo. Através do jejum e oração ela recebeu de Deus estratégias de como se comportar e agir diante do rei. A obediência e sensibilidade dela fizeram com que Deus quebrantasse o coração do rei. É assim que devemos nos comportar diante de situações onde estamos sendo perseguidos, atormentados, discriminados. Quando estão tentando tirar o que é nosso, a família, o ministério, o emprego, reputação. Seja o que for que o inimigo estiver tramando contra nós, não podemos agir com a força do nosso braço e sim buscar a instrução de Deus, através de orações e jejuns. Deus nos dará todas as estratégias para que os planos do inimigo sejam frustrados. "Nenhuma arma forjada contra ti prosperará"( Isaías 54;17). Creia no sobrenatural de Deus, que por mais que a situação pareça desesperadora, Ele pode te exaltar e humilhar seus inimigos.
ESTER FOI APROVADA DIANTE DO REI
O cetro do rei foi levantado em direção a Ester quando ela cheia de graça e poder de Deus entra em sua presença. Favor do rei foi concedido e a providência que ela precisava chegou na hora certa. Ao contrário de Vasti que com sua arrogância e insubmissão foi reprovada diante do rei, o coração dele foi totalmente endurecido em relação a ela. O que queremos? Ser aprovados ou reprovados diante de Deus? A forma de como nos conduzimos é que vai decidir o nosso destino. A palavra de Deus nos coloca um xeque mate, "Os céus e terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de tenho te proposto a vida e a morte, benção ou maldição; escolha pois a vida, para que vivas, tu e tua descendência" ( Deuteronômio 30:19). Diante de nós cabe então decidir entre a benção ou a maldição, a obediência ou a desobediência, o favor ou o desfavor do Senhor nosso Deus! Somos Ester! Somos Rainhas! Escolheremos a melhor parte! Escolheremos a vida abundante e plena de Deus!
Comments