top of page

Você tem medo da felicidade? Se afastar dela é também uma forma de Autossabotagem?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 3 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

O medo de ser feliz pode gerar comportamentos sabotadores. A pessoa acaba ficando sozinha e se afastando das coisas boas, sem saber porquê. O medo de ser feliz também pode ter inúmeras causas diferentes. Por terem tido muitas experiências negativas que trouxeram muito sofrimento no passado, casos na família recorrentes de situações tristes, levam algumas pessoas a acreditarem que felicidade não existe. Eventos traumáticos podem criar um forte impacto ou descarga emocional muito grande. Também podem acontecer quando memórias emocionais fortes se desenvolvem em torno de uma experiência de felicidade seguida de uma desilusão ou dor, desenvolvem-se percepções que levam a pessoa a evitar oportunidades de se sentir alegre, devido ao medo de que alguma coisa má aconteça de seguida. Por causa disso é até natural que elas se acostumem com essa infelicidade e tenham medo de ser feliz e acabem se afastando de coisas boas por não querem enfrentar o sofrimento. Escolhem ficar coma a dor do sofrimento do que enfrentar a dor da transformação. Estas associações distorcidas tornam-se um hábito mental e podem ser necessários apenas alguns eventos marcantes para que isto aconteça.

Acabam se acostumando a viver de uma certa maneira, mesmo em meio ao sofrimento . Afinal é o que conhecemos. Acreditam que é mesmo desta forma que se vive. E o que conhecemos pode ser mais confortável de certa forma, mesmo que seja algo sofrido. Então para que arriscar? E se ficar pior? E se não der certo?


Parece estranho que alguém possa ter medo de ser feliz, talvez até que queira mudar sua vida em busca do novo, queira sucesso e alegria, mas só consiga fracasso e frustração nessa busca. Em nossa zona de conforto, sentimo-nos seguros. Está tudo certo. Fingimos até que está tudo bem.



Mudanças trazem consigo riscos. E isso tudo nos causa angústia e ansiedade. E se não conseguirmos vencer esse embate inconsciente, no sentido de satisfazer nossos desejos, podemos fazer com que esse medo nos paralise. Viver é correr riscos, assumir responsabilidades e ter consciência de que não temos o controle sobre nossa vida.


Todos esses pensamentos podem estar ligados ao medo de ser feliz. Medo de arriscar, medo de sair da zona de conforto, tudo isso faz com que o nosso subconsciente comece a trabalhar contar nós. Inconscientemente temos outro "eu" que não quer esse nosso sucesso. E assim, nós mesmos nos boicotamos sem saber. Esse comportamento caracteriza a autossabotagem, que é um comportamento repetitivo gerado por crenças negativas que nos levam a nos boicotar, de repetir comportamentos que nos prejudicam. Agimos desta forma sem perceber que estamos nos prejudicando. As crenças negativas são idéias que foram se enraizando na nossa mente. É o que pensamos em relação a nós mesmos que nem sempre é verdade e isso controla nosso comportamento. É uma pesada herança emocional que carregamos e que nos impede de gozar a vida plenamente. Ser bem-sucedido e feliz pode nos causar muito medo, por isso a autossabotagem é mais comum que imaginamos.


Precisamos identificar esse conflito interno para conseguir modificar nossas atitudes. Temos a tendência a repetir, confirmar e concretizar todas as crenças que adquirimos no meio em que vivemos. É preciso abolir o diálogo autocrítico da nossa mente e substituir por mensagens de incentivo para derrotar a autossabotagem. Criar uma nova forma de olhar a vida e acreditar em si mesmo e nos tornar o nosso maior aliado , é imprescindível para nos livrar desse comportamento destrutivo. Quanto antes tivermos consciência disso, maiores as possibilidades de mudar o rumo da nossa vida, assumindo o que queremos para nós, indo em busca do que realmente queremos para nós. Em alguns casos, o gatilho da autopunição está na maneira de como nos enxergamos.


Portanto, repensar nossas próprias atitudes pode nos ajudar a interromper esse ciclo de autossabotagem. Pode ser que o ideal de felicidade que tenhamos criado em nossa mente , não seja o ideal para nós. Buscar o auto conhecimento para entender o nosso propósito, de quem realmente somos e quem fomos criados para ser é necessário se quisermos alcançar o êxito e sucesso em nossas vidas. Devemos trocar o pensamento que nos limita por um pensamento que nos impulsione. Precisamos identificar nossas potencialidades e se apropriar delas. Nós merecemos sim a felicidade e a vida plena. Não podemos ser dominados pelo medo.




Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1:9





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2016 Meu Mundo Perfect Love. Orgulhosamente criado com Wix.com

Apoio:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page