QUER SABER COMO PODEMOS TER UM CASAMENTO FELIZ NOS DIAS DE HOJE? ENTENDA O QUE É A SUBMISSÃO DA MUL
- Admin
- 13 de out. de 2016
- 8 min de leitura
DEUS ESTABELECE ALGUNS PRINCÍPIOS PARA O CASAMENTO ( PARA SEREM OBEDECIDOS):
- A SUBMISSÃO DA MULHER E A MISSÃO DO HOMEM.
"Vós mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas aos seus maridos". Efésios 5:22
" Vós , maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregando por ela. Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. Para apresentar a Si mesmo uma igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. QUEM AMA A SUA MULHER, AMA-SE A SI MESMO, PORQUE NUNCA NINGUÉM ODIOU SUA PRÓPRIA CARNE, ANTES A ALIMENTA E SUSTENTA COMO O SENHOR TAMBÉM A IGREJA, PORQUE SOMOS MEMBROS DO SEU CORPO, DA SUA CARNE E DOS SEUS OSSOS." ( Efésios 5: 25 a 30).
SUBMISSÃO DA MULHER
A submissão é uma palavra hoje em dia praticamente abolida no vocabulário das mulheres modernas. Está completamente fora dos padrões de comportamento feminino. Mulher submissa ao marido não se usa mais. Estamos sendo ensinadas, dia após dia que não devemos aceitar ao comando masculino. Muitas de nós querendo ser donas do próprio nariz, independentes, competitivas e autossuficientes. A mulher independente agora é vista como um modelo a ser seguido. Ao longo das gerações a mulher se distanciou do real propósito pelo qual foi criada. A de ajudadora, da mulher sábia, abençoadora, carinhosa, amável e que prioriza o bem-estar de sua família acima de tudo! O Resultado desta independência? Podemos observar ao nosso redor, o caos instalado nas famílias e na sociedade em geral.
Muitas mulheres não conhecem o verdadeiro significado de ser uma mulher submissa e por isso, têm verdadeira aversão a se tornarem uma delas. Não tem como falar em submissão sem entender o que significa autoridade. Quando se fala em submissão, estamos falando em ter que obedecer a alguém que tem autoridade delegada sobre nós; sejam os pais, pastores, maridos; desde que estejam em comum acordo com a palavra de Deus. Geralmente quem não se submete a ninguém, também não se submete a Deus e a desobediência traz graves consequências sobre a nossa vida. Precisamos obedecer ao Senhor se quisermos participar da vida abundante que Ele preparou para todas nós.
Foi a rebeldia que provocou a queda de Satanás. Sua intenção era estabelecer o seu trono acima do trono de Deus, isso foi o que violou a autoridade do Senhor. Esse princípio da rebelião é passado a todos os homens quando nascem. O Senhor abomina a rebelião, é como pecado de feitiçaria. Temos que viver em completa obediência ao Pai, assim como Jesus nos ensinou. Ele foi obediente, submisso ao Senhor até o fim. Este princípio da autoridade é encontrado em todas as relações estabelecidas por Deus.
O que ocorre em relação à família, é que o cabeça é o pai, e a mãe a ajudadora. Eles são iguais, têm o mesmo valor para o Senhor, porém com funções diferentes. O que fugir disso vem do maligno para trazer confusão, desordem e contendas. É inadmissível declarar obediência a Deus e não obedecer às autoridades delegadas por Ele ou obedecer só quando concordar, isso é rebeldia e independência.
QUANDO ESTA ORDEM NÃO É SEGUIDA, A FAMÍLIA SE TORNA DISFUNCIONAL. OS DOIS CÔNJUGES ESTÃO FORA DAS SUAS FUNÇÕES ORDENADAS POR DEUS. ISSO LEVARÁ CERTAMENTE AO CAOS E FALÊNCIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES, TRAZENDO SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS FILHOS, QUE TAMBÉM REFLETIRÃO E REPETIRÃO NO FUTURO AS MESMAS COISAS. Há uma tendência em pensar que se submeter é ser inferior. Jesus se submeteu ao Pai e no entanto, Deus deu a Ele o nome que está acima de todo nome. Se submeter não quer dizer ser inferior. Quando Deus criou o homem, Ele tirou de sua costela a mulher; não foi da cabeça para que ela ficasse por cima dele e muito menos dos pés pra que fosse pisada por ele. Submissão não é se rebaixar, mais sim uma representação de respeito, amor, consideração e obediência. Não é uma missão inferior. Homem e mulher são diferentes , portanto têm funções diferentes, em uma família, o amor e o cuidado têm que ser mútuos, um servindo o outro focando no bem-estar familiar. As esposas devem se submeter aos seus maridos, mas a obrigação do marido é proteger, prover e amar a mulher; assim como Cristo amou a igreja, com amor sacrificial a ponto de se entregar por ela. O homem não pode desprezar e maltratar sua esposa. A mulher não tem que servir de capacho para ser pisada, ela tem que ser respeitada e se fazer respeitar. Não temos que nos anular, concordar cegamente com tudo como se fôssemos marionetes ou aceitar sermos maltratadas. Temos sim que nos posicionar para nos submetermos à missão dada por Deus para todas nós.
MISSÃO DO HOMEM
O homem não pode desprezar e maltratar sua esposa. A mulher não tem que servir de capacho para ser pisada, ela tem que ser respeitada e se fazer respeitar. Não temos que nos anular, concordar cegamente com tudo como se fôssemos marionetes ou aceitar sermos maltratadas. Muitos homens tratam suas mulheres de qualquer maneira, humilham, pisam, traem. A grosseria do homem trás revolta no coração da mulher, que mais cedo ou mais tarde também responderá com agressividade . A falta de amor e delicadeza do homem causam muitas feridas nas mulheres , trazem esfriamento ,tristeza , desânimo e baixa-estima. Lembrando que palavras também ofendem e machucam, às vezes muito mais que um tapa. A mulher não suporta ser desprezada! Toda mulher precisa de atenção e carinho, como parte frágil e sensível.
A mulher é a carne da carne do homem e osso dos seus ossos. Quem teria, em sã consciência, coragem de quebrar seus próprios ossos ?
O homem não pode ser omisso . A mulher pode dar sua opinião, pois ela tem a função de ajudadora, o que ela não pode é estar sempre querendo impor sua vontade, comandar o casamento e a família. Esta é a função do marido, ele é o cabeça, o chefe da família. Há um princípio maligno que impera neste tipo de relação, quando a mulher deixa com o que o Espírito de Jezabel se aposse de sua mente. Acontece através de um comportamento de comando e manipulação da mulher sobre o marido, trazendo contenda e destruição, corrompendo toda a estrutura familiar, acarretando abalos muitas vezes irreversíveis no casamento e na vida dos filhos. Porém o Espírito de Jezabel não anda desacompanhado, existe sempre a ação do Espírito de Acabe. Isso acontece quando o homem se omite, se acovarda diante da mulher, por ser mais cômodo, ele deixa o comando nas mãos dela. Ele não se impõe como o cabeça da casa. Foi isso que aconteceu com Adão e Eva. Adão não se posicionou como o cabeça da relação, deixou que Eva tomasse a decisão e se deixou ser manipulado por ela. Adão deveria ser o cabeça, o sacerdote da casa era ele, pois era quem recebia os comandos diretamente de Deus. Por isso que ele foi indesculpável diante de Deus. O homem quando não exerce a sua função de cabeça da casa se torna indesculpável diante de Deus.
A função da mulher é amar, servir com sabedoria à sua família. A mulher sábia edifica sua casa, a tola com suas próprias mãos a destrói. A função do marido é amar sua esposa com todo zelo , cuidar e estar sempre presente na vida dos filhos. O amor do homem na vida da mulher traz cura.
Muitas de nós, não conseguimos enxergar a submissão como sendo algo bom para nossas vidas. Por termos sido expostas a várias formas de violência, por termos vivido situações em que aqueles que eram autoridades em nossas vidas; seja um pai ou marido; que se comportaram de forma abusiva, agressiva, permissiva, que tenham sido ausentes, omissos ou que tenham traído e abandonado sua família, deixando de ser provedores e protetores da mesma, criando assim uma barreira no nosso entendimento, ficamos confusas. Se estivermos dispostas a cumprir com nossas obrigações e fazer o que é correto diante de Deus, agindo com sabedoria e entendimento; Ele tem o poder de transformar nosso casamento, restaurar o que foi perdido , e resgatar nossos filhos, sarando nossa família e toda uma geração. Porque a palavra diz que a mulher santa santifica o marido. Primeiro temos que fazer nossa parte sendo submissas aos nossos maridos e assim nossos maridos irão nos amar como Cristo amou a Igreja. O Senhor tem uma aliança conosco que só é quebrada quando desobedecemos. Quando obedecemos um princípio de Deus , Ele cumpre o que prometeu! Obedecer é melhor que sacrificar! Vamos nos apressar em obedecer ao nosso PAI! Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre!
- SOMOS UMA SÓ CARNE
“Mas no princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” (Marcos 10:6-8).
A mulher e o homem são uma só carne. Quando se unem em casamento se tornam um. Não existe ninguém mais importante para nós que o nosso cônjuge. Tamanha a importância espiritual que isso tem é que quando homem e uma mulher estão em um momento de intimidade, ali eles se tornam uma só carne. Por isso a necessidade de não ter relação sexual antes do casamento e permanecer fiel ao seu cônjuge. As almas se unem. O QUE É DE UM SE TORNA DO OUTRO E VICE -VERSA. Isso não acontece em nenhuma outra relação afetiva, seja com os pais, seja com os filhos ou amigos. Deixará pai e mãe. Quando nos casamos é necessário cortarmos o cordão umbilical, devemos respeito aos nossos pais, mas eles não poderão exercer qualquer domínio ou controle sobre o casal. No caso da mulher, a autoridade do pai passa para o marido, ela deve respeitar e amar seu marido. No caso do marido , ele tem a obrigação de amar e cuidar de sua esposa . Os filhos também não podem comandar a família. As decisões não podem partir dos filhos, eles não podem fazer só o que querem. Existem limites a serem dados. Quem comanda a família são os pais. Existe uma hierarquia a ser seguida, os filhos precisam reconhecer a autoridade do pai como cabeça da família. A mulher nunca deve desautorizar ou ridicularizar o pai na frente deles. O homem precisa destacar o valor da mãe no lar perante os filhos , para que eles a respeitem. Os amigos são importantes, mas também não devem tomar um espaço excessivo na vida familiar. Homens e mulheres podem ter seu momento de distração com seus amigos, não há problema algum nisso, todos nós precisamos de espaço. O que não deve acontecer é deixar que essas pessoas influenciem nossos pensamentos e tomem um espaço grande demais em nossas vidas.
Precisamos deixar Deus comandar nossa vida familiar e obedecer seus princípios. A presença de Jesus em nossos lares nos traz segurança. Ele é o único que nos conhece o suficiente, sabe onde estão nossas dificuldades e pode nos ajudar em nossas fraquezas. Ele pode tocar nos corações endurecidos, pois a palavra nos fala em " que o Senhor transformará todo coração de pedra em coração de carne".
Nunca é tarde para o Senhor agir. Não há nada tão bom que Ele não possa melhorar e não há nada tão ruim que Ele não possa transformar.,
Commentaires