top of page

RETRATOS DO PASSADO! COMO IDENTIFICAR UM BLOQUEIO EMOCIONAL?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 21 de set. de 2016
  • 5 min de leitura

Vamos acumulando ao longo do tempo sentimentos negativos com relação a experiências ruins que vivemos no passado. Ficam mágoas, tristezas, frustrações, culpas, medos, raivas a respeito dessas experiências : brigas em família, humilhações sofridas na escola, palavras ofensivas, falta de atenção dos pais, rejeição, traições, acidentes, violências sofridas, abusos ( sexuais, emocionais e físicos)... Tudo isso acaba deixando feridas abertas na nossa alma, deixando sequelas emocionais. O nosso passado pode influenciar negativamente o nosso futuro.

Muitas vezes as simples lembranças desses fatos nos traz desconforto emocional. Costumamos guardar na caixinha de lembranças, como retratos do passado, deixamos lá no fundo da gaveta. Vamos levando a vida , como se fossem coisas do passado, mas basta abrirmos a caixinha que revivemos a mesma sensação , o mesmo sentimento vêm à tona. É como mexer na ferida. Aí novamente a guardamos como se nada tivesse acontecido. Mas a ferida continua aberta , causando resíduos emocionais que vão se acumulando e que têm o poder de nos paralisar.

Essas feridas são causadas por traumas. O que são traumas? São situações que permanecem em um nível muito alto de dor e que causam reações emocionais como ansiedade, complexos, culpas, baixa autoestima, distúrbios sexuais. dentre outros sintomas. Esses traumas limitam e deformam nossa identidade e distorcem nossa personalidade.

Muitos de nossos comportamentos negativos, auto-depreciativos , viciados e repetitivos são causados por crenças limitantes. O que é uma crença ? É o que acreditamos , o que aprendemos por repetição, o que entendemos como verdade absoluta e que vai influenciar na forma como nos comportamos. O que é um crença limitante? São crenças negativas a nosso respeito, que de tanto ouvirmos, vermos e sentirmos( que é o impacto emocional) acabamos acreditando naquilo e estabelecendo um padrão de comportamento . Agimos de acordo com os valores que temos. Quanto mais verdadeira e forte essa crença se tornar dentro de nós, mais limitante ela se torna. O nosso inconsciente acaba absorvendo essa crença e como uma programação comanda o nosso consciente e assim influenciando de forma direta nosso corpo e nossas ações. Criamos bloqueios emocionais, causados por essas situações traumáticas do passado, trazendo consequências no nosso presente e comprometendo nosso futuro.

O somatório dos traumas vividos com aquilo que se vê e que se ouve( crenças limitantes), cria uma carga emocional negativa grande. São pequenos pesos que, quando somados, criam grandes dificuldades para realizarmos qualquer coisa em nossa vida. Este acúmulo é o causador de todos os tipos de dificuldades como:

- Preguiça, falta de vontade, cansaço.

- Dúvida, indecisão do que fazer no trabalho e na vida pessoal.

- Medos, inseguranças, falta de confiança em se realizar o que se quer na vida.

- Ansiedade e procrastinação que por sua vez podem alimentar vícios e obesidade.

- Problemas de autoestima.

- Dificuldade nos relacionamentos familiares e sociais.

- Raiva, agressividade, incompreensão, impulsividade.

- Dificuldade em prosperar na profissão.

- Insatisfação, frustração na vida pessoal e profissional.

- Complexos de inferioridade, culpa, sentimento de incompetência, auto reprovação.

- Dificuldades inexplicáveis em realizar projetos de vida, sonhos, cursos, trabalhos profissionais.

- Fobias de todos os tipos.


PORQUE NÃO FAZEMOS O QUE DEVEMOS FAZER? ( Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero isso faço. Romanos 7:19)


Precisamos observar a diferença entre o que devemos fazer, com o que conseguimos colocar em prática. Coisas que poderíamos simplesmente agir diferente, mas de alguma forma, não conseguimos. Ter emoções bloqueadas gera sentimentos e pensamentos negativos. Coisas simples que podem beneficiar a nossa vida que simplesmente não conseguimos fazer, como evitar certos alimentos, não deixar nada bagunçado, fazer cursos, fazer exames periódicos, consertar o que está quebrado, praticar exercícios, descansar o necessário, dormir na hora certa. A auto sabotagem, procrastinação, ansiedade, podem causar depressão, vícios, obesidade, geram reações emocionais desproporcionais a fatos que ocorrem no presente. Ficamos com preguiça, a gente esquece, aparecem outras coisas pra fazer (muitas vezes menos importantes e colocamos na frente), ou então vamos em busca de outras atividades mais prazerosas e vamos deixando pra depois o que poderíamos fazer hoje, vai ficando pra amanhã, depois de amanhã e as vezes pra nunca. Certas atitudes extremas como ser passivo ou explosivo demais, também são Indícios de problemas emocionais. Isso ocorre porque nossas ações são guiadas basicamente pelos nossos sentimentos e não pela nossa parte intelectual. E o que sentimos e pensamos no dia a dia é influenciado por emoções bloqueadas que temos de coisas que já passaram.


COMO NOS LIVRAR DESSE VÍCIO? ( "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente ,para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus", Romanos 12:2)


A primeira coisa a ser feita é ter consciência que muita coisa pode ser melhorada e procurar compreender o porquê essas travas ocorrem. Depois é necessário também que enquanto a cura não acontece devemos fazer um exercício de autoaceitação, eu me amo, me aceito e me perdoo profunda e completamente... O ideal é procurar mudar se aceitando ao mesmo tempo. Precisamos entender que cada pessoa foi criada com uma personalidade e que podemos nos aperfeiçoar, mas a nossa essência deverá ser respeitada. Podemos conquistar a vida plena, está em nossas mãos o querer atingir este objetivo, nós temos um ajudador, O Espírito Santo. Ele nos guiará a toda verdade. Há um resgate a ser feito . Quem somos? E quem Deus nos criou para ser? Precisamos entender quem somos, resgatar nossa verdadeira identidade, eliminar os pensamentos e crenças a nosso respeito que não correspondem a verdade de quem realmente somos. A verdade de Deus nos liberta. Essa verdade quando entra em nossa vida, quando passamos a crer verdadeiramente que somos o que a palavra de Deus diz que somos, nos fará alcançar a plenitude de vida designada à todos aqueles que diligentemente procuram conquistá-la. As nossas crenças vão determinar nossas percepções, escolhas, idéias, comportamentos, sentimentos, etc... A bíblia, nosso manual de vida, nos diz que o reino de Deus é conquistado pela força. Não devemos viver omissos e desesperançosos. Definitivamente não devemos acreditar em mentiras que ouvimos ao nosso respeito. O desbloqueio mental acontecerá a medida em que identificarmos esses comportamentos viciosos e passarmos a desejar realmente nos livrar deles. Nós somos os responsáveis pela vida que temos vivido, seja pelas nossas ações conscientes ou inconscientes, pelos nossos pensamentos, comportamentos e palavras. O mais importante é saber quem nós somos e trabalhar nossa autoestima. Trabalhar no resgate da nossa identidade, pois influenciará diretamente na nossa capacidade e na percepção de merecimento. É necessário que haja a cura nas emoções, elas possuem o potencial de nos servir como um sistema interno de orientação, elas nos ajudam a tomar decisões. Quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, elas não podem nem mesmo tomar decisões simples, porque não sentirá nada sobre suas escolhas. Cada ferida precisa ser tratada e a cura está disponível para nós. Jesus se identificou conosco , em Isaías 53 descreve todas as situações que o Senhor enfrentou para poder levar todo o nosso sofrimento sobre Ele. A cura foi consumada, precisamos tomar posse e aplicá-la em todas as situações que nos trouxeram dor e sofrimento. Ele foi humilhado, oprimido, rejeitado, ferido, condenado e morto. O castigo que estava sobre Ele nos trouxe a paz. Ele ressuscitou e com Ele também ressuscitou a nossa esperança!

Cristiane Newman

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2016 Meu Mundo Perfect Love. Orgulhosamente criado com Wix.com

Apoio:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page