VOCÊ É SANGUÍNEO, MELANCÓLICO, COLÉRICO OU FLEUMÁTICO? SAIBA QUAL O SEU TIPO DE TEMPERAMENTO!
- Cristiane Newman
- 6 de dez. de 2016
- 4 min de leitura

A pessoas são diferentes umas das outras, cada uma tem sua personalidade e seu temperamento.
O QUE É O TEMPERAMENTO? Temperamento: É a combinação de características transmitidas pelos genes, que subconscientemente afetam o comportamento da pessoa. Temperamento não é o mesmo que caráter e também não é o mesmo que personalidade. Vejamos as diferenças:
Temperamento – É a combinação de características transmitidas pelos genes, que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa.
Caráter – O caráter é o verdadeiro eu, é o resultado do temperamento natural trabalhado pela disciplina e educação recebidas principalmente na infância. Também pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.
Personalidade – É o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.
Hipócrates , como resultado de suas observações, distinguiu quatro tipos de temperamentos: o sanguíneo, o melancólico, o colérico e o fleumático. Lembrando que hormônios e outras substâncias bioquímicas podem induzir ou afetar nosso comportamento, questões familiares e traumas vividos podem afetar nossa personalidade.
O SANGUÍNEO:
A pessoa sanguínea é alegre e esperançosa; atribui grande importância àquilo que está fazendo no momento, mas logo em seguida pode esquecê-lo. Ela tem a intenção de cumprir suas promessas, mas não as cumpre por nunca tê-las levado suficientemente a sério. É muito sociável, brincalhão, contenta-se facilmente, não leva as coisas muito a sério e vive rodeado de amigos. Tem dificuldades em não cometer seus pecados; ele pode se arrepender, mas sua contrição é logo esquecida. Ele se cansa e se entedia facilmente com o trabalho, mas constantemente encontra entretenimento em coisas simples. O sanguíneo carrega consigo a instabilidade e seu forte não é a persistência. Ele é extrovertido, amável, alto astral. Atrai as pessoas, tem um bom papo, é otimista e despreocupado. É generoso, compassivo, adapta-se ao ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios. É muito carismático. Tem pouca força de vontade , é emocionalmente instável , explosivo e inquieto.Tem grande dificuldade de seguir todas as regras .
Qualidades: Comunicativo, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, extrovertido, compreensivo, crédulo, otimista.
Defeitos: Volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico,barulhento, exagerado, medroso.
O MELANCÓLICO:
Descobrem em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer situação notam de imediato as dificuldades. Nisso são completamente o oposto do sanguíneo. Não fazem promessas com facilidade, porque insistem em cumprir a palavra e pesa-lhes considerar se será ou não possível cumpri-la. Agem assim , não devido a considerações de ordem moral, mas ao fato de que o inter-relacionamento com os outros preocupa sobremaneira o melancólico, tornando-o cautelosos e desconfiado. É por essa razão que a felicidade lhes foge. O melancólico é o mais rico de todos os temperamentos, pois possui uma mente privilegiada. O maior perigo está em se entregar a pensamentos negativos, pois tem a tendência a ser muito pessimista. Alguns dos maiores gênios do mundo desperdiçaram seus talentos em crises de angústia profunda, tornando-se apáticos e pouco produtivos. É perfeccionista, muito sensível, analítico, abnegado e amigo leal. Em geral não é extrovertido e raras vezes se impõe. Tende a ser genioso, crítico, egocêntrico e pessimista.
Qualidades: Habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, idealista, leal e dedicado.
Defeitos: Egoísta, mal-humorado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, vingativo, inflexível.
O COLÉRICO:
Dizem que o colérico que tem a cabeça quente, fica agitado com facilidade, mas se acalma logo que o adversário se dá por vencido. Que se aborrece, mas seu ódio não é eterno. Sua reação é rápida , mas não persistente.Mantém-se sempre ocupado, embora faça a contragosto, justamente porque não é perseverante; prefere dar ordens, mas aborrece-o ter que cumpri-las. Gosta de ter seu trabalho reconhecido e adora ser louvado publicamente. Dá valor às aparências, à pompa e à formalidade; é orgulhoso e cheio de amor-próprio. É avarento, polido e cerimonioso; o maior golpe que pode sofrer é a desobediência. É um líder natural, obstinado e muito otimista. Seu cérebro está sempre fervilhando de idéias, projetos ou objetivos, que geralmente são realizados. Como o sanguíneo, o colérico é extrovertido, porém não tão intensamente. Embora tenha uma vida altamente produtiva, traz em si algumas fraquezas naturais bastante sérias. É auto-suficiente, impetuoso, genioso e tem uma tenência à aspereza e até mesmo à crueldade. Ninguém é tão mordaz e sarcástico quanto o colérico.
Qualidades: Enérgico, resoluto, independente, otimista, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.
Fraquezas: Irascível, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.
O FLEUMÁTICO:
Fleuma significa falta de emoção e não preguiça; implica uma tendência a não se emocionar com facilidade nem se mover com rapidez, e sim com moderação e persistência. A pessoa fleumática se aquece vagarosamente, mas retém por mais tempo o calor humano. Age por princípio, não por instinto; seu temperamento feliz pode suprir o que lhe falta em sagacidade e sabedoria. Ela é criteriosa no trato com os outros e em geral consegue o que quer, persistindo em seus objetivos, embora pareça ceder à vontade alheia. As pessoas de mais fácil convivência é o fleumático. A natureza calma e sossegada as torna benquistas por todos. Além de ser calmo e acessível, é também agradável e trabalha muito bem em equipe. É eficiente,, conservador, confiável, espirituoso e tem sempre a mente voltada para o lado prático das coisas. Mas as fraquezas existem, e a maior delas é a falta de motivação. O fleumático chega a ser displicente,intransigente, pão-duro e indeciso. Tem a capacidade de olhar a vida como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se com as coisas. São pacificadores por natureza.
Qualidades: Calmo, tranquilo, responsável, eficiente, conservador, prático, líder, diplomático, bem-humorado.
Defeitos: Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido e desmotivado.
Diversos fatores devem ser lembrados quando quiser descobrir seu temperamento. Você poderá descobrir suas características predominantes fazendo uma lista das que se destacam em sua personalidade. Uma vez determinadas as virtudes, procure encontrar as fraquezas correspondentes. Todos os tipos de temperamento tem seus pontos positivos e suas fraquezas. Diversos fatores devem ser lembrados quando você quiser descobrir seu temperamento. É importante ressaltar que ninguém se caracteriza por apenas um temperamento. A formação da personalidade do indivíduo é uma mescla de temperamentos, pelo menos dois e até mesmo três. Porém um deles sempre prevalecerá.
Comments